quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que é uma crença? (movie: Zen, La Vida de Dogen)

Uma crença é qualquer princípio orientador que pode proporcionar significado e direção na vida.
As crenças que temos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo, têm grande impacto sobre a qualidade das nossas experiências. Podem dar apoio ou inibir um comportamento. São enfim, como um comando do cérebro.

Quando acreditamos com convicção que alguma coisa é verdade, é como se elaborassemos uma profecia que tem o poder de auto-realizar, pois mandamos ao cérebro um comando para representar o que está a ocorrer. Para ilustrar este conceito, costumo contar a história do menino que passou horas a observar um jovem que, com grande concentração batia incessantemente num bloco de pedra. Sem entender a natureza da atividade do jovem, o menino perguntou-lhe: “Senhor, porque estás a bater nesta pedra?” E Miguel Angelo, olhando para o menino respondeu: “Porque dentro dela há um anjo que quer sair…” Ora, se quisermos mudar o comportamento, temos que aprender primeiro a alterar as nossas próprias crenças. Se queremos contribuir para que as pessoas à nossa volta alterem a visão que têm de si mesmas e do seu trabalho, é preciso ajudá-las a compreender e a transformar o seu sistema de crenças. É fundamental a consciência de que a eficácia com que trabalha é o modo como cada um se sente em relação a si mesmo. E é esta eficácia que determina o sucesso! O cérebro só faz o que lhe ordenamos. Ele não cria a realidade. Nós é que a criamos. E o que nós criamos, a qualidade da nossa realidade depende do sistema de crenças de cada um. Há crenças que favorecem a excelência; outras que lhe opõem obstáculos. Como o sistema de crenças de um ser humano depende exclusivamente dele mesmo, por que não ajudá-lo a escolher as que lhe sejam apoiadoras, que os levem à excelência? Existem algumas crenças que demonstraram serem muito úteis. A primeira é que tudo acontece por uma razão e um fim e que este conhecimento nos serve. Outra é que não existe aquilo a que chamamos fracasso. Na verdade, o fracasso é apenas ensaio, preparação para a conquista de acertos. O que existe são os resultados dos esforços! Isto leva-nos ao conceito de que qualquer que seja o resultado, aconteça o que acontecer, devemos assumir a responsabilidade. A terceira crença que precisa ser cultivada é a de que não é necessário saber tudo para se ser capaz de usar tudo. Esta crença, especialmente, leva ao afloramento da intuição, habilidade tão valorizada atualmente. Há ainda duas crenças literalmente vitais a serem desenvolvidas: a de que as pessoas são o maior recurso de uma organização e a de que não há sucesso sem confiança.
Texto de: Maria Luísa Albuquerque - Psicoterapeuta e Hipnoterapeuta

Bem, deixo aqui a epígrafe da semana para aquecer o coração nesta manhã ainda fria: DAS UTOPIAS
"Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não as querer... Que tristes os caminhos, se não fosse a presença distante das estrelas!
Mário Quintana

Kalki Avatara

Krishna Arjun

Maha Mudrá

Baha´I


Año: 2009 - Pais: Japon - Genero: Drama
Sinopsis: La película esta basada en la vida de Dogen Zenji , que vivió entre el 1200 y el 1253, se le considera el maestro preeminente del Zen Soto de Japón y una de las personalidades religiosas más destacadas de ese país. Dogen perdió a su padre cuando tenía dos años y a su madre cuando tenía siete. En medio de esa pena y de la soledad se dio cuenta de la fragilidad de todo lo mundano. Tras la muerte de su madre lo adoptó su tío, un poderoso aristócrata que quiso convertirlo en su heredero. Tenía 12 años cuando se enteró de los planes que de su tio huyó de la casa antes de la fecha fijada para los ritos de la pubertad que marcarían su entrada a la vida secular y, en cambio, se acercó a otro tío más joven que vivía como ermitaño al pie del monte Hiei. Ahí entró en un monasterio y se consagró por completo a la vida religiosa y al estudio de las escrituras sagradas. En el siglo XIII, Dogen, viajó a China, determinado a encontrar a su verdadero maestro. Allí él encontró a un monje que le enseñó que sentarse en meditación zen es el camino verdadero y unico a la iluminacion. Iluminado regreso a Japón, para dedicar su vida a iniciar y enseñar el Budismo del zen, inspirando a millones de budistas del zen que hoy lo practican en todo el mundo.

Nenhum comentário:

JcShow

O que é ser Voluntário!

Acordemos

É sempre fácil examinar as consciências alheias, identificar os erros do próximo, opinar em questões que não nos dizem respeito, indicar as fraquezas dos semelhantes, educar os filhos dos vizinhos, reprovar as deficiências dos companheiros, corrigir os defeitos dos outros, aconselhar o caminho reto a quem passa, receitar paciência a quem sofre e retificar as más qualidades de quem segue conosco... Mas enquanto nos distraimos, em tais incursões a distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição. Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente cegos do mundo interior relegados à treva... Despertemos, a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas para que o ensinamento do Cristo não seja para nós uma bênção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos para a nossa alma eterna é aquele que nos infelicita quando a graça do Alto passa por nós em vão!... Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Caridade. Ditado pelo Espírito André Luiz. Araras, SP: IDE. 1978.