quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ciganos na Umbanda

Poucos tiveram contacto com os maravilhosos Ciganos do Povo do Oriente. O Povo do Oriente nos abençoa com a presença de espíritos de diferentes culturas. Tal e qual os Ciganos da Terra, os do espaço tem idiomas diferentes, não só o espanhol (o mais conhecido), e Clãs diferentes mostram diferentes hábitos e alimentos.

Para realizarmos uma festa que homenageie os ciganos precisamos estar atentos aos ciganos que trabalham na Casa Espiritual. Consulta-los para montar uma mesa que possa expressar nosso carinho e retribuição pelos trabalhos que realizam durante o ano.

Sabendo que a padroeira dos ciganos é Santa Sara, e seu dia de homenagem é 23 e 24 de maio, a figura central da mesa é a imagem dela que deve ser acompanhada do munro, pão com sal e uma vela azul. As frutas frescas ou secas participam com o simbolismo de cada uma delas. Os ciganos dizem que o sabor adocicado das frutas está ligado a um bom destino. Por isso, têm o costume de comer frutas e alimentos derivados delas, assim como beber vinhos licorosos ou tomar banhos regados a açúcar e mel para atrair sorte e quanto mais doce for a fruta melhor.

Significados de Algumas Frutas em Rituais

Romã: é uma fruta bastante antiga, usada em chás e essências como atrativo de dinheiro e felicidade. Se utilizada em banhos ou talismãs, garantem fertilidade.

Damasco: afrodisíaco, é originário de paises mediterrâneos. A cor laranja-vivo traz vitalidade e fortalece a energia sexual. Os ciganos costumam transformá-la em óleo aromatizante para incrementar o sexo

Melancia: tem a ver com a prosperidade, abundância (representada pelas sementes) e fertilidade (por causa da cor de seu interior)

Morango: também bastante empregados nas poções de amor. A cor vermelha e o sabor marcante fornecem energia necessária para fisgar o coração do amado. Ainda é usado para curar males como a desilusão amorosa.

Figo: potente estimulante sexual, ainda usado para combater depressão e falhas na memória e ansiedade.

Pêra: uma das frutas prediletas dos ciganos. Está ligada à imortalidade e à boa saúde. Também traz prosperidade, por causa da cor amarela.

Uvas: simbolizam a amizade e a prosperidade. Os povos ciganos costumam comer doze uvas no Reveillon - uma para cada mês do ano - é tradição se sua própria cultura, assim como o hábito de enfeitar a mesa de Natal com frutas secas.

Maçã: está presente em todos os rituais ciganos, que incluem essa fruta vermelha em perfumes, banhos, óleos e poções. Nas festas de casamento as mesas devem ser enfeitadas com maçãs, que simbolizam o amor e a paixão.

Vejam como detalhes são importantes na mesa para os ciganos

Vem Cigano ê ê
Vem Cigana á á
Minha Tenda está em festa
Prá te homenagear
Com perfumes, flores, laços de fitas
Com alegria te recebo a cantar
Se tua roupa é de seda ou de chita
Não importa vamos todos dançar
A fogueira vai queimar
Os males do coração
Toda e qualquer maldição
Nos ensina os mistérios da vida
Com a sua devoção
E na mesa é bem farta
Com bom vinho vamos todos brindar
A vitória e o sucesso na vida
Com humildade e com fé alcançar
A fogueira vai queimar
Os males do coração...

Musica do Album CIGANO - MINHA SINA É MUDAR grupo Wal hei e Seus Irmãos.

Como diz a canção a mesa deve ser farta, com alimentos diversos que seja o predileto do Cigano ou Cigana, que pretende se homenagear.

Se o Cigano é de origem espanhola, oferece-se um belo Cozido com legumes e diversos tipos de carne. Ou puchero, grão de bico feito com diversos tipos de legumes e carnes. Carnes de cordeiro cozida ou assada, ou pernil de porco.

Se é ladino, ou com origem judia, aí nem pensar em carne de porco. Somente frango assado, ou cozido, mas pernil de cordeiro pode.

Se é francês, podem oferecer charutos de folhas de uva com arroz e carne moída, ou ainda em vez de usar folhas de uva as de repolho. Fiz para o Mestre Gilles um Choux de Provence, que é um repolho recheado com carne.

Para os húngaros, romenos o Goulash, carne cortada em cubos cozida com batata doce.

Os gregos gostam de berinjela com muito azeite, ou moussaka, que parece uma lazanha feita com fatias de berinjela.

Aos árabes as famosas esfihas, kibes, homus, abobrinhas recheadas, e também o charuto de folhas de uva.

Uma mesa simples, pode conter muitos pães, diversos tipos de queijo, frios, doces como geléias, frutas em calda. Bolo com frutas, pães de mel. Suco de Uva com frutas, Chá mate ou de flores(camomila, rosas, hibisco) com frutas secas como damasco, uva passa, etc..
O mais importante é antes da refeição propriamente, o ritual com oração para Santa Sara. Pedir a Bênção dos Ciganos incorporados, para os alimentos que serão compartilhados.

Opcha! Opcha! Opcha!
Salve o Povo do Oriente!
Salve o Povo Cigano

A magia do pão é tão somente a intenção de quem o faz, a sua energia pessoal, por isso na hora de prepara-lo é bom estar com pensamentos bons e puros, pensando somente coisas boas.

É símbolo da vida, da harmonia e da amizade.
INGREDIENTES PARA 3 PÃES.
1 quilo de farinha de trigo
1 litro de leite morno
50 gramas de fermento para pão
3 ovos inteiros
1 colher e meia de manteiga
sal a gosto
manteiga derretida
1 punhado de Erva-Doce
1 pouco de Cravo da Índia
Canela em casca.

MODO DE PREPARAR: Misture a farinha de trigo e o fermento dissolvido no leite morno.
Acrescente os ovos e a manteiga, trabalhe a massa, sem sová-la. Acrescente um punhado de cravo da índia e sal a gosto. Deixe descansar coberta com um pano úmido, até crescer. Depois forme três ou mais pães redondos, e coloque para assar em um tabuleiro untado e polvilhado com farinha de trigo. Decore os pães com gravos e canela em casca. Derreta 3 colheres de manteiga e regue os pães. Deixe assar em forno pré aquecido a 250 graus, por 40 minutos. Caso ao final deste tempo ainda não estejam dourados e crescidos, mantenha-os no forno até que fiquem prontos.

BOLO LIBANITZA (CIGANO)

INGREDIENTES:
3 e ½ xícaras de farinha de trigo com fermento (controlar)
2 xícaras de amido de milho
1 xícara de açúcar refinado
1 colherinha de essência de baunilha
3 ovos batidos
1 xícara de leite
100g de manteiga em temperatura ambiente

RECHEIO:
1 lata de leite condensado
½ xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
3 ovos
1 colherinha de essência de baunilha
50g de queijo parmesão ralado
200g de ricota picada
50g de coco ralado desidratado
1h 00min 20 porções

Nenhum comentário:

JcShow

O que é ser Voluntário!

Acordemos

É sempre fácil examinar as consciências alheias, identificar os erros do próximo, opinar em questões que não nos dizem respeito, indicar as fraquezas dos semelhantes, educar os filhos dos vizinhos, reprovar as deficiências dos companheiros, corrigir os defeitos dos outros, aconselhar o caminho reto a quem passa, receitar paciência a quem sofre e retificar as más qualidades de quem segue conosco... Mas enquanto nos distraimos, em tais incursões a distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição. Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente cegos do mundo interior relegados à treva... Despertemos, a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas para que o ensinamento do Cristo não seja para nós uma bênção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos para a nossa alma eterna é aquele que nos infelicita quando a graça do Alto passa por nós em vão!... Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Caridade. Ditado pelo Espírito André Luiz. Araras, SP: IDE. 1978.