quinta-feira, 9 de junho de 2011

Os ciganos e a Atlântida - Luis Alberto Pimenta


Embora tenham passado por quase todas as partes do mundo (afinal são considerados o Povo da Estrada), não se sabe, ao certo, sobre uma passagem efetiva dos Ciganos pela Atlântida, mas há uma relação sim, mesmo que indireta. Alguns Sábios do Antigo Continente, prevendo que a tragédia estava próxima, partiram em busca de novas terra, onde pudessem transmitir seus ensinamentos. E muitos foram para o Egito, passando aos Sacerdotes de lá toda a bagagem mística acumulada no Continente Perdido. Por sua vez, os Sacerdotes Egípcios, sempre cuidadosos com os ensinamentos secretos daquele povo, trataram de ensinar esses mistérios somente aos seus discípulos, receosos de que caíssem em mãos inescrupulosas, tendo assim usos errados. Para reforçar essa providência, gravaram esses ensinamentos em lâminas de metal, estando, assim criado o Tarot. De passagem pelo Egito, os Ciganos tiveram contato com essas lâminas, porém, como precisavam de um oráculo mais adaptado ao seu cotidiano nas estradas, ou seja, um oráculo capaz de fazê-los entender o passado, presente e futuro, criaram assim o Tarot Iniciático ou Cigano, repleto de símbolos ligados à magia do Povo do Oriente, linha espiritual que os guia e protege.

O PUNHAL NOS RITUAIS CIGANOS: Acredita-se que os punhais tenham o poder de eliminar de forma efetiva tudo aquilo que precisa ser eliminado ou cortado (negatividades, feitiços), tendo , também, um papel purificador, além de simbolizar a força e o poder.

CIGANA THAÍS, A CIGANA DAS FLORES: A Cigana Thaís é morena, cabelos castanho-escuro, olhos pretos e de um temperamento muito meigo, até mesmo no ato de falar. Costuma-se dizer que Thaís é a Cigana das flores, e tanto é que todas as suas magias são feitas com pétalas de flores das mais variadas cores. Seu traje é saia estampada de flores bem coloridas, blusa azul, lenço amarelo e como enfeite, na cabeça, usa uma tiara com flores de variadas cores. As pessoas que "carregam" a Cigana Thaís ou tem por ela afeição , devem ter sua casa, trabalho ou local de incorporação enfeitados com flores bem coloridas. O mistério dessa Cigana está exatamente nas flores e nas essências. Normalmente essa Cigana só incorpora na Lua Cheia e Crescente e quando está "em terra", costuma trabalhar com um girassol na mão esquerda.

OS BANHOS DE PURIFICAÇÃO DENTRO DA MAGIA CIGANA: Os chamados "banhos de purificação" são banhos feitos na Lua Cheia, é que de preferência se usa uma garrafa de água mineral sem gás para fazê-lo. Para quem é de Áries, por exemplo deve colocar nessa água 7 gotas de essência de Madeira do Oriente, ligada nesse caso a Áries. Escolha o melhor dia e jogue essa água do pescoço para baixo.

ENERGIZANDO A CASA COM A AJUDA DOS ESPÍRITOS CIGANOS: Às vezes nossa casa tem até uma boa energia, só que está negativamente carregada por circunstâncias momentâneas, portanto, vamos falar em termos de limpeza. Para quem é do Signo de Virgem, por exemplo, deve fazer um braseiro com canela em pó, folha-de-louro e açúcar cristal e passe por toda a casa, começando de dentro para fora.

ENTIDADE CIGANA, COMO TRATAR?
Infelizmente ainda persiste um modismo com relação aos Ciganos e que foi despertado por uma novela global... a verdade é que se proliferou uma onda de "ciganólogos", abrindo Espaços para ajudar as pessoas a descobrir e a tratar de suas Entidades Ciganas (quero aqui abrir exceção para pessoas sérias e que realizam trabalhos igualmente sérios na área).

Aproveitando o ensejo do tema, quero lembrar que as Entidades Ciganas estão ligadas à Tradição Espiritual da Umbanda, especificamente à Linha do Povo do Oriente, portanto, é muito perigoso pessoas sem o mínimo de conhecimento da Umbanda, "cuidar" do desenvolvimento da Cigana ou Cigano de alguém, despertando, muitas vezes, uma mediunidade precoce e que, em alguns casos, nem era para ser despertada, causando, com isso, desajustes psíquicos na pessoa ou, quando não, obsessões, por ligarem-se à Espíritos levianos e zombeteiros.

Mas, quanto à pergunta de como tratar, é necessário se saber qual a Entidade que se tem, e como ela gosta de ser tratada, porém, de um modo geral, Ciganos são tratados às quartas-feiras, de preferência em uma Lua Crescente ou Cheia.

Em termos de bebida, Ciganas gostam de vinho branco fino e Ciganos de vinho seco, também fino (nunca vinho vermelho, que lembrem sangue). Quanto à frutas, de preferência as de cascas lisas e não cítricas.

No oferecimento podem entrar, ainda, fitas coloridas, velas também coloridas, ou somente uma vela azul, em intenção de Santa Sarah. Quanto ao local, depende da Entidade, e que poderá ser num descampado, praia ou qualquer outro lugar determinado pela Entidade.

Nenhum comentário:

JcShow

O que é ser Voluntário!

Acordemos

É sempre fácil examinar as consciências alheias, identificar os erros do próximo, opinar em questões que não nos dizem respeito, indicar as fraquezas dos semelhantes, educar os filhos dos vizinhos, reprovar as deficiências dos companheiros, corrigir os defeitos dos outros, aconselhar o caminho reto a quem passa, receitar paciência a quem sofre e retificar as más qualidades de quem segue conosco... Mas enquanto nos distraimos, em tais incursões a distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição. Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente cegos do mundo interior relegados à treva... Despertemos, a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas para que o ensinamento do Cristo não seja para nós uma bênção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos para a nossa alma eterna é aquele que nos infelicita quando a graça do Alto passa por nós em vão!... Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Caridade. Ditado pelo Espírito André Luiz. Araras, SP: IDE. 1978.