Santa Sara é escoltada por cavaleiros, chamados Cavaleiros de São Jorge, até dentro da água do mar. E nós umbandistas fazemos o mesmo com nossa amada Yemanjá, em dezembro. Uma das oferendas que costumo fazer para Mamãe Yemanjá, é um Manjar. Pois bem, encontrei outra coincidência, existe o Manjar para Santa Sara!

Passo para vocês duas receitas, a da FONTE: Os Mistérios de Santa Sara, O retorno da Deusa pelas mãos dos Ciganos Sibyla Rudana = ed. Cristális
O manjar é servido durante a slava de santa Sara, no dia 24 de maio. Mas poderá também fazer esta receita, sempre que desejar atrair a presença de Virgem Sara para sua vida. É uma receita comum de manjar, a maneira de servir e a oferenda pessoal, é que recebem tratamentos diferentes.
Receita do Manjar: leite de coco, açúcar, 1 fava de baunilha, amido de milho e coco ralado. Ameixas secas, claras de ovos e limão.
Misture os ingredientes e leve ao fogo brando para cozinhar, até que se faça um mingau consistente. Depois disso, colocar numa forma de pudim, deixar esfriar e levar à geladeira até endurecer totalmente. Quando desenformar, bater algumas claras em neve, acrescentando açúcar, caldo e raspa de limão branco. Cobrir todo o manjar e levar rapidamente ao forno pré-aquecido para dourar. Serve-se em seguida.
Para Oferenda Pessoal: deve acrescentar as claras em neve, cobrir com pétalas de flores brancas e levar ao mar, acendendo velas à Sta. Virgem Sara, Sta. Maria Salomé e Santa Maria Jacobé. O manjar deve ser recheado dos pedidos de graça de cada pessoa presente.
Agora a minha receita de Manjar de Coco Especial
Ingredientes Do Manjar
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
100 g de coco ralado
5 colheres bem generosas de amido de milho
2 vidros de leite de coco (200 ml)
Da Calda
400 de ameixas pretas sem caroço
3 xícaras de açúcar
3 cravos da índia
1 pedaço de canela em pau
1/2 litro de água
Modo de Preparo
Do manjar: Coloque o leite, o leite condensado e o coco ralado em uma panela, misture bem e leve ao fogo até levantar fervura. Acrescente o amido dissolvido em meio copo de água e mexa até engrossar. Junte o leite de coco e deixe ferver por dois minutos mais ou menos. Retire do fogo e despeje em fôrma umedecida. Deixe esfriar.
Da calda: Coloque o açúcar em uma panela, leve ao fogo para caramelar. Junte a água e o restante dos ingredientes e deixe ferver por quinze minutos. Deixe esfriar.
Desenforme o manjar, cubra com a calda, espalhe as ameixas.
Na culinária cigana são indispensáveis: o cravo, a canela, o louro, o manjericão, o gengibre, os frutos do mar, as frutas cítricas e as frutas secas, o vinho, o mel, as maçãs, as pêras, os damascos, as ameixas e as uvas que fazem parte inclusive dos segredos de uma cozinha deveras afrodisíaca.
Pratos Tradicionais
Armiana: Salada de alface (em rodelas) com champignon; queijo de cabra, cenoura, beterraba (em pedaços) e beringela frita (em tiras). Enfeitas com uvas-passas, raminhos de hortelã e pétalas de flores.
Assados: Pernil de carneiro (Bakró); Pernil de leitão (Baló); Cabrito frito com arroz e brócolis (ou lentilha ou nozes); e/ou roletes de carne bovina ou frango com pedaços de cebola, pimentão (verde e amarelo) e tomate.
Brynza: Queijo de cabra (cru ou frito).
Chivuiza: Destilado à base de trigo (espécie de aguardente).
Civiaco: Torta salgada ou doce.
Manouche: feijões vermelhos grandes, pedaços de carne e de ossos de pernil de porco, alhos-porós em pedaços, salsão com as folhas em pedaços, alhos comuns inteiros com casca, cenouras e batatas cortadas em pedaços grandes, sal e pimenta-do-reino (moída na hora) à gosto; arroz branco que deve ser incorporado na última etapa do cozimento.
Goulash: Cozido de arroz, batata, pedaços de carne bovina e páprica ardida.
Malay: Pão de milho.
Manrô/Lolako: Pão redondo de Farinha de Trigo.
Mamalyga: Polenta.
Naut: Grão de Bico com lingüiça.
Paprikach: Costela defumada (bovina ou suína) e bacon ao molho vermelho de tomate e pimentão com batatas pequenas, cozidas (na casca) e páprica doce.
Papuchá: Pirão de Milho.
Sifrite: Ponche de Frutas com Champagne, Vinho e/ou refrigerante. Enfeitar com pétalas de rosa
Sarmá: Arroz com lentilha, carne seca desfiada e nozes.
Sarmy/Salmava: Charutos ou Rolinhos feitos em folhas de repolho recheados com lombo ou carna bovina moída, azeitonas, bacon e molho dourado; e/ou em folha de uva com recheio de bacalhau.
Tchaio/Kavi: Chá Cigano feito com Chá Preto ou Mate com pedaços de frutas (maçã: felicidade; uva fresca: prosperidade; uva passa ou ameixa: progresso; morango: amor; damasco: sensualidade; pêssego: equilíbrio pessoal; limão: energia positiva e purificação da alma). Fazer o chá em água fervente e deixar amornar. Colocar as frutas maceradas, misturar bem, coar e beber.
Varensky: Pastel cozido podendo ser doce (recheado com uva) ou salgado (recheado com batata ou queijo de cabra).
Vino: Vinho tinto.
Chá Cigano
INGREDIENTES:
1 litro de Água
3 cravos-da-Índia
4 saquinhos de Chá Preto
3 pedaços de canela em pau
1 rodela de limão
1 fatia de maçã
1 morango
1 uva
1 damasco
MODO DE FAZER: Ferva a Água, colocando os saquinhos de Chá Preto, o cravo-da-Índia e a canela. Após ferver, apague o fogo e coloque os outros ingredientes. Adoce a gosto e sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário