quarta-feira, 2 de março de 2011

Ciganos, Os Filhos do Vento - L. P. Baçan

Quem são os filhos do vento, cujas origens, por muito tempo desafiaram os estudiosos e pesquisadores?

Sua vida cheia de liberdade, seus mistérios e seu encanto fascinaram as pessoas por todo o mundo, tornando-os personagens de lendas e aventuras povoadas de fantasia, música, rituais fantásticos, amores tempestuosos e heroísmo. Apesar disso, tudo que se escreveu sobre eles, em sua maioria, é cheio de enganos e contradições.

CIGANOS, OS FILHOS DO VENTO
Seu modo de vida isolado em relação aos demais povos fez com que muito pouco se soubesse sobre eles, sobre sua origem, as lendas que cercam sua existência e outros mistérios que têm sido saboreado com interesse pelas pessoas.

Apresentaçao 20/11/2010 Guarulhos!

Personagens de livros, reportagens e novelas, tudo sobre eles é muito superficial e, na maior parte das vezes, visto pela ótica de um "gadjo", maneira pela qual os ciganos se referem a todos aqueles que não pertencem a sua raça.

Com muita relutância, Niculescu Kwiek, descendente da antiga e conhecida Família
Kwiek, concordou em contar a versão cigana para as lendas a respeito de seu povo. Seu trabalho, por isso, reveste-se de uma importância especial pois, pela primeira vez, um estudioso e pesquisador cigano concorda em passar para o papel o que, em sua grande maioria, é conservado na memória de seu povo e transmitido oralmente de pai para filho.

As artes mágicas, a astrologia, a cartomancia, a quiromancia, que ganharam com eles um desenvolvimento extraordinário, são aqui apresentadas e ilustradas, com narrativas sobre sua origem no seio dos ciganos, bem como sobre a difusão delas pela Europa, a partir do século XIII, aproximadamente.

Usos, costumes, hábitos e cultura estão retratadas com fidelidade e com um cuidado de quem vive e cultiva essas práticas, como manifestações próprias de seu povo. O conhecimento a respeito dessa raça maravilhosa, cujas origens se perdem na noite dos tempos, ganha, com esta obra, acentos coloridos e fantásticos que, com certeza, irão agradar e surpreender os leitores.

Link para o arquivo digital ebook no formato (.PDF): Ciganos, Os Filhos do Vento
http://www.4shared.com/document/eqEYGpvW/Ciganos_Os_Filhos_do_vento_-_L.html

Nenhum comentário:

JcShow

O que é ser Voluntário!

Acordemos

É sempre fácil examinar as consciências alheias, identificar os erros do próximo, opinar em questões que não nos dizem respeito, indicar as fraquezas dos semelhantes, educar os filhos dos vizinhos, reprovar as deficiências dos companheiros, corrigir os defeitos dos outros, aconselhar o caminho reto a quem passa, receitar paciência a quem sofre e retificar as más qualidades de quem segue conosco... Mas enquanto nos distraimos, em tais incursões a distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição. Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente cegos do mundo interior relegados à treva... Despertemos, a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas para que o ensinamento do Cristo não seja para nós uma bênção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos para a nossa alma eterna é aquele que nos infelicita quando a graça do Alto passa por nós em vão!... Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Caridade. Ditado pelo Espírito André Luiz. Araras, SP: IDE. 1978.