segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

4 DE ABRIL, TERÇA-FEIRA


Palavras de Despedida para cada um dos Discípulos, na Casa de Simão, o Leproso

A André, o verdadeiro responsável e chefe do grupo de apóstolos, irmão de Pedro:
Que os acontecimentos que estão a ponto de chegar não te desanimem. Mantém tua mão forte entre teus irmãos e toma cuidado para que não te vejam cair no desalento.

A Pedro, o impetuoso:
Não ponhas tua confiança na força da carne nem nas armas de metal. Fundamenta tua pessoa no cimento espiritual das rochas eternas.

A Tiago:
Não desanimes diante das aparências. Permanece firme em tua fé e logo conhecerás a realidade daquilo em que crês.

A Bartolomeu:
Não julgues pelas aparências. Vive tua fé quando tudo parecer que desmorona. Sê fiel à tua missão de embaixador do reino.

A Felipe, o impertubável homem prático do grupo:
Não te intimides pelos acontecimentos que se vão produzir. Permanece tranqüilo, ainda que não possas ver o caminho. Sê leal a teu voto de consagração.

A Mateus:
Não te esqueças da graça que recebeste do reino. Não permitas que ninguém roube tua recompensa eterna. Assim como resistisse às inclinações da natureza mortal, permanece determinado.

A Tomé, o grande cético:
Não importa quão difícil possa ser; agora deves caminhar sobre a fé e não sobre
o que pode ser provado. Não duvides de que eu possa terminar o trabalho que comecei.

Aos gêmeos de Alfeu:
Não permitais que aquilo que não podeis compreender vos esmague. Sede fiéis aos afetos do vosso coração e não coloqueis vossa fé em grandes homens, ou nas atitudes mutáveis das pessoas. Permanecei entre vossos irmãos.

A Simão Zelote, o discípulo mais politizado:
Simão, é possível que te assalte a perplexidade, mas teu espírito se alçará sobre
todos aqueles que se voltem contra si. O que não soubeste aprender de mim, meu espírito te ensinará. Busca as verdadeiras realidades do espírito e deixa de sentir-te atraído por sombras, pelo irreal e material.

A João:
Sê suave. Ama aos teus próprios inimigos. Sê tolerante. E lembra que eu acreditei em ti...

A Judas Iscariotes:
Judas, tenho te amado e tenho rezado para que ames teus irmãos. Não te sintas cansado de fazer o bem. Aviso-te que tenhas cuidado com os resvaladiços caminhos da adulação e com os dardos venenosos do ridículo...

Nenhum comentário:

JcShow

O que é ser Voluntário!

Acordemos

É sempre fácil examinar as consciências alheias, identificar os erros do próximo, opinar em questões que não nos dizem respeito, indicar as fraquezas dos semelhantes, educar os filhos dos vizinhos, reprovar as deficiências dos companheiros, corrigir os defeitos dos outros, aconselhar o caminho reto a quem passa, receitar paciência a quem sofre e retificar as más qualidades de quem segue conosco... Mas enquanto nos distraimos, em tais incursões a distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição. Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente cegos do mundo interior relegados à treva... Despertemos, a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas para que o ensinamento do Cristo não seja para nós uma bênção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos para a nossa alma eterna é aquele que nos infelicita quando a graça do Alto passa por nós em vão!... Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Caridade. Ditado pelo Espírito André Luiz. Araras, SP: IDE. 1978.