segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Acusações contra Jesus

Sobre a Adversidade e as Perseguições

À noite, no acampamento, na volta de Jesus das colinas.

Não deveis permitir que as grandes multidões vos enganem. As que nos ouviram no Templo, e que pareciam crer em nossas prédicas, essas, precisamente, escutam a verdade superficialmente. Muitos poucos permitem que a palavra da verdade golpeie-lhes forte o coração e lance raízes de vida. Os que só conhecem o Evangelho com a mente e não o sentem no coração não podem inspirar confiança quando chegam os maus momentos e os verdadeiros problemas.

Quando os dirigentes dos judeus chegarem a um acordo para destruir o Filho do Homem, e quando tomarem uma única deliberação, então vereis como essas multidões escaparão consternadas ou se afastarão em silêncio. Então, quando a adversidade e a perseguição descerem sobre vós, chegareis a ver como outros (que pensáveis que amavam a verdade) vos abandonarão e renunciarão ao Evangelho. Vós descansastes hoje para vos preparardes para estes tempos que se avizinham. Vigiai, portanto, e rogai para que, pela manhã, possais estar fortalecidos para o que vos aguarda. Ide dormir, meus irmãos e conservai a paz até que nos levantemos amanhã... Um dia a mais para fazer a vontade do Pai e experimentar a alegria de saber que somos seus filhos.

Dos Fariseus

1. Temem Jesus porque são muito conservadores e não desejam perder seu velho prestígio como “mestres de religião”.
2. Sustentam que Jesus é um infrator da lei, porque tem violado o Sábado e muitas outras cerimônias sagradas.
3. Consideram uma blasfêmia que se autoproclame Filho do Divino.
4. Sentem-se ofendidos por essa última denúncia do rabi no Templo.

Dos Saduceus
1. Temem que a crescente simpatia do povo por Jesus ponha em grave perigo a existência da nação. Os romanos, dizem os saduceus, não aceitarão um movimento revolucionário como o que parece pregar Jesus.
2. Essa estranha doutrina do Rabi da Galiléia, pregando a irmandade entre todos os homens, parece-lhes um insulto. São eles os únicos responsáveis pela ordem social e tremem diante de semelhante corrente filosófica.
3. A “limpeza” do Templo por parte do Mestre, provocando a derrubada das mesas dos cambistas e sua retirada do átrio, esgotou a paciência dos saduceus. Segundo se soube, suas perdas econômicas foram elevadas... Como se sabe, tanto Caifás quanto seu sogro, Anãs, têm parte no negócio de intermediários e cambistas de moedas... E ainda que o Mestre fosse o autêntico libertador de Israel, o sumo sacerdote tem o
coração afogado por ódio e ressentimento e não descansará enquanto não o eliminar.

Nenhum comentário:

JcShow

O que é ser Voluntário!

Acordemos

É sempre fácil examinar as consciências alheias, identificar os erros do próximo, opinar em questões que não nos dizem respeito, indicar as fraquezas dos semelhantes, educar os filhos dos vizinhos, reprovar as deficiências dos companheiros, corrigir os defeitos dos outros, aconselhar o caminho reto a quem passa, receitar paciência a quem sofre e retificar as más qualidades de quem segue conosco... Mas enquanto nos distraimos, em tais incursões a distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição. Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente cegos do mundo interior relegados à treva... Despertemos, a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas para que o ensinamento do Cristo não seja para nós uma bênção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos para a nossa alma eterna é aquele que nos infelicita quando a graça do Alto passa por nós em vão!... Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Caridade. Ditado pelo Espírito André Luiz. Araras, SP: IDE. 1978.