segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

6 de abril, quinta-feira - Sobre a Oração (vídeo: entrevista J. J. Benitez)

Jasão pergunta: Mestre, por que um homem como tu necessita da oração?

O homem, enquanto padece sua condição de mortal, busca e necessita de respostas. E em verdade te digo eu essa sede de verdade só meu Pai pode aplacar. Nem o poder, nem a fala, nem sequer a sabedoria conduzem o homem ao verdadeiro contato com o Reino do Espírito. É pela oração que o homem trata de se aproximar do infinito. Meu espírito começa a se sentir aflito, e eu também necessito do consolo do meu Pai.

Será por que a verdadeira sabedoria está no Reino de teu Pai?

Não... Meu Pai é a sabedoria.

Então, se eu rezar, posso saciar minha curiosidade e iluminar meu espírito?

Sempre que essa oração nasça realmente do teu espírito. Nenhuma súplica recebe resposta, a não ser que proceda do espírito. Em verdade, em verdade te digo que o homem se equivoca quanto tenta canalizar sua oração e suas petições para o benefício material próprio ou alheio. Essa comunicação com o Reino Divino dos seres de meu Pai só obtém completa resposta quando obedece a uma ânsia de conhecimento ou consolo espiritual. O mais – as necessidades materiais que tanto vos preocupam – não são conseqüência da oração e sim do amor de meu Pai.

Por isso insistes em “buscar o Reino” de Deus e sua justiça?

Sim, Jasão. O resto sempre se dá por acréscimo...

E como devemos pedir?

Como se já o houvéssemos recebido. Lembra que a fé é o verdadeiro suporte dessa súplica espiritual. Quando as orações provêm, em verdade, do espírito humano, às vezes são tão profundas que não podem receber resposta até que a alma entre no Reino de meu Pai. As respostas sempre consistem em realidades espirituais. Se o homem não
alcançou o grau espiritual necessário e aconselhável para assimilar esse conhecimento emanado do reino, deverá esperar, neste mundo ou em outros, até que essa evolução lhe permita reconhecer e compreender as respostas que, aparentemente, não recebeu no momento da petição.

Isso explicaria esse angustioso silêncio que às vezes parece constituir a única
resposta à oração?

Sim, mas não confundas. O silêncio não significa esquecimento. Como te disse, todas as súplicas que nascem do espírito obtêm resposta. Todas... Deixa-me que te explique isso com um exemplo: o filho tem sempre o direito de perguntar aos pais, mas estes podem demorar a responder, à espera de que o jovem adquira suficiente maturidade para compreender. A grande diferença entre os pais humanos e nosso Pai verdadeiro está em que aqueles esquecem às vezes que são obrigados a responder, ainda que seja depois de anos.

Se é assim, ao morrer, todos seremos sábios...

Insisto em que a única sabedoria válida no Reino de meu Pai é a que brota do amor. Depois de provar a morte, ninguém será sábio se não tiver sido em vida... Há uma infinidade de respostas indiretas, de acordo com a capacidade mental e espiritual de quem pede. Mas, quando uma súplica fica temporariamente em branco, é um presságio freqüente de uma resposta que encherá, a seu dia, um espírito enriquecido pela evolução. O amor não é complicado. É vossa natural ignorância que vos precipita na
escuridão e vos inclina à permanente justificação de vossos erros.

Levantando os olhos para as estrelas: Que sentes diante desta beleza?

Tristeza... Se o homem não é capaz de receber em sua alma a grandeza desta obra, como poderá captar a beleza daquele que a criou?

É Deus tão imenso como dizes?

Mais do que pensar na grandiosidade de meu Pai, deves crer na imensidão de sua divina promessa. Ela eleva o espírito do homem e chega a produzir vertigem nas legiões celestiais... O Reino de nosso pai está no coração de todos e cada um dos seres humanos. Só os que despertam à luz do Evangelho o descobrem e nele penetram.

A Verdade é uma e nosso Pai reparte-a gratuitamente. É possível que o gosto e a beleza sejam tão caros quanto a vulgaridade e a fealdade, mas o mesmo não acontece com a verdade: ela é um dom gratuito que dorme em quase todos os irmãos, instruídos ou não, gentis ou não, poderosos ou não, malvados ou não... No coração de meu Pai não há lugar para o ódio... Já deverias saber disso. Proteja-te só dos hipócritas, mas jamais vertas neles o veneno da vingança.

Quem é hipócrita?

Aquele que prega o caminho do Reino Celestial e, em troca, instala-se no mundo. Em verdade te digo que os hipócritas enganam os simples de coração e não satisfazem senão os medíocres.

A quem mais estimas: a um homem espiritual ou a um revolucionário?

Prefiro o homem que atua com amor...

Mas quem pode chegar a amar mais?

Seria melhor ter perguntado: quem pode chegar a compreender mais? Aquele que é capaz de amar a tudo. Mas, atenção, Jasão! Aquele que ama de verdade não coloca a palavra “amor” sobre a porta, preocupado em dar prova disso ao mundo. E aquele que dá, tampouco escreve a palavra “caridade” para que todos o reconheçam. Quando vires essas palavras desavergonhadamente ostentadas no mundo, não duvides que só têm por finalidade enriquecer e engrandecer aqueles que as esgrimem e desfraldam. O Reino de meu Pai é semelhante a uma mulher eu levava um cântaro cheio de farinha. Enquanto marchava por um caminho afastado, a asa do cântaro se rompeu e a farinha se derramou atrás dela por todo o caminho. A mulher não percebeu e não ficou sabendo de sua desgraça. Quando chegou em casa, depositou o cântaro no chão e o encontrou vazio.

Aquele que é capaz de amar tudo... Que difícil é isso!...

Nada é difícil para quem aprendeu a ceder.

Mas que dizes das injustiças? Também devemos aprender a amar os que nos humilham ou tiranizam?

Quando isso ocorrer, pede explicações a teu irmão, mas nunca o odeies. Só quando olhares teus irmãos com caridade poderás sentir-te alegre. Agora começo a compreender por que meu mundo se sente infeliz... O maior erro do teu mundo é sua falta de generosidade. Quem conhece e pratica o amor não costuma ter a necessidade de perdoar: sempre está disposto a compreender tudo.

Deveis ter paciência e confiar. A humanidade às vezes se embriaga e se embota com seus próprios achados e triunfos, esquecendo que seu autêntico estado natural reside na serenidade do espírito. No dia em que despertar de tão pesada letargia, voltarás seus olhos para o caminho do amor: o único que conduz à verdadeira sabedoria.

J.J. Benítez apareció en el programa "La Columna" de Julio Otero el 24 de noviembre de 2003. Charla sobre "Planeta Encantado", Jesús de Nazaret y el fenómeno OVNI.

Link para o arquivo digital (.PPT), Terra Escola dos Espíritos
http://www.4shared.com/document/9Noo5rSw/Terra_escola_dos_Espiritos.html

Nenhum comentário:

JcShow

O que é ser Voluntário!

Acordemos

É sempre fácil examinar as consciências alheias, identificar os erros do próximo, opinar em questões que não nos dizem respeito, indicar as fraquezas dos semelhantes, educar os filhos dos vizinhos, reprovar as deficiências dos companheiros, corrigir os defeitos dos outros, aconselhar o caminho reto a quem passa, receitar paciência a quem sofre e retificar as más qualidades de quem segue conosco... Mas enquanto nos distraimos, em tais incursões a distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição. Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente cegos do mundo interior relegados à treva... Despertemos, a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas para que o ensinamento do Cristo não seja para nós uma bênção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos para a nossa alma eterna é aquele que nos infelicita quando a graça do Alto passa por nós em vão!... Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Caridade. Ditado pelo Espírito André Luiz. Araras, SP: IDE. 1978.